O que é Amazon FBA [GUIA COMPLETO]


Se você deseja iniciar um negócio online, expandir seu negócio ou mesmo simplificar a logística e entrega dos seus pedidos, a Amazon FBA é uma ótima alternativa.

Eu preparei este GUIA COMPLETO e vou te mostrar o que é Amazon FBA e como funciona esse programa da Amazon que ajuda os vendedores de todo mundo a melhorarem seus negócios, eliminando dores de cabeça com logística. 

Conteúdo do post:

O que é Amazon FBA

O Amazon FBA é um programa criado para facilitar a vida dos vendedores na Amazon e ainda proporcionar uma melhor experiência aos compradores.

Com a Amazon FBA, os vendedores podem enviar seus produtos aos centros de distribuição da Amazon, e em quando ocorrer uma venda a Amazon fará toda a logística de entrega, incluindo: estoque, separação, embalagem e entrega do pedido.

Não é preciso se preocupar com o atendimento ao cliente ou até mesmo devolução do produto, a Amazon se encarrega de tudo isso. 

Assim o vendedor pode focar em outras questões de seu negócio. No final, o vendedor recebe o dinheiro da venda do produto descontadas todas as taxas relativas ao serviço.

Como funciona Amazon FBA

Para vender na Amazon FBA é extremamente fácil e vou te mostrar um passo a passo com o que você precisa fazer.

1. Inscreva-se na Amazon FBA

Primeiro passo você precisa criar sua conta de vendedor Profissional na Amazon, fazer o login e se cadastrar no Amazon FBA.

O site é bem simples e intuitivo, você não terá grandes dificuldades aqui.

2. Cadastre seus produtos

Cadastre seus produtos no catálogo da Amazon e cria a sua página de anúncio (listing de vendas).

Marque os produtos como inventário FBA.

3. Prepare seus produtos

Prepare seus produtos para serem transportados até um dos centros de distribuição da Amazon FBA.

Aqui é importante seguir as recomendações e requisitos da Amazon para embalar adequadamente seu produto.

Caixa com Etiqueta do programa Amazon FBA

4. Envie seus produtos para a Amazon FBA

Crie o plano de envio, imprima etiquetas de identificação da Amazon FBA e envie seus produtos para o centro de distribuição da Amazon. 

O plano de envio indicará para qual armazém da Amazon você deve enviar os seus produtos.

Embalagem com etiqueta do programa Amazon FBA

Após o recebimento, a Amazon informará que os seus produtos estão disponíveis para venda.

Assim que ocorrer uma venda, você será notificado, a Amazon se encarregará de toda a logística e você receberá o valor da vendas descontadas as taxas aplicáveis em 15 dias na sua conta bancária cadastrada.

Simples assim.

Por Que Usar Amazon FBA

Segundo a Amazon, as pequenas e médias empresas representam hoje mais de 60% das vendas totais da Amazon e este número vem crescendo a cada ano.

E não importa qual é o tamanho ou estágio do seu negócio. Vender na Amazon FBA pode ser uma excelente estratégia.

É possível também vender na Amazon como pessoa física.

A credibilidade que a Amazon possui perante os clientes é um outro ponto importante. Você sabe que se comprar na Amazon receberá o seu produto.

Neste post vou te mostrar as vantagens de vender na Amazon, mesmo para quem está iniciando como para quem já possui um negócio.

O que Vender na Amazon FBA

É possível vender praticamente de tudo.

Apenas os vendedores do plano Profissional têm acesso a todas as categorias de produtos.

As categorias disponíveis sâo: Vestuário, Sapatos, Relógios, Jóias, Malas, Produtos Automotivos, Produtos para Bebês, Beleza, Livros, Cervejas, vinhos e destilados, Câmeras e fotografia, Produtos eletrônicos, Alimentos, Saúde e cuidados pessoais, Casa e Cozinha,

Jardim e Piscina, Produtos para escritório, Computadores, Produtos para animais de estimação, Software, Esportes, aventura e lazer, Brinquedos e jogos, Ferramentas e Videogames.

Porém é importante falar que categorias como Beleza, Produtos para Bebês, Brinquedos e jogos e Alimentos podem exigir pré-aprovação para que você possa vender na Amazon.

Prós e Contras de Vender na Amazon

Vou te mostrar agora o que você e o seu negócio podem ganhar ao vender na Amazon FBA.

No entanto, o sucesso de um vendedor pode depender de vários fatores. A estratégia que funciona para um, pode não funcionar para outros.

Vantagens do Amazon FBA

Frete grátis para cliente Amazon Prime

Os produtos vendidos através do Amazon FBA são elegíveis ao frete grátis e entregues em até dois dias nos pedidos qualificados para os clientes membros do Prime.

O seu produto recebe uma Tag de destaque do Prime, assim os clientes ficam sabendo que a Amazon cuidará da separação, embalagem, entrega e atendimento ao cliente e devoluções.

Portanto, é uma boa forma de se destacar da concorrência e ainda oferecer um serviço de qualidade ao cliente.

Clientes Amazon Prime gastam mais

Segundo uma pesquisa realizada em 2018 com os clientes Amazon Prime nos Estados Unidos, foi verificado que eles gastam mais do que o dobro por ano (US$1400) comparado com os clientes não-membros do Prime (aproximadamente US$600).

Como os clientes Prime consomem mais, ao participar do Amazon FBA significa que você pode ter uma receita maior.

Visibilidade e Marketing

É inegável que a Amazon atraia muitos acessos aos seus sites, são mais de 170 milhões de acessos únicos por mês.

E ao vender neste gigante do ecommerce você pode tirar proveito de todo esse tráfego de clientes para vender seus produtos.

São milhões de clientes fazendo pesquisas no site, e a grande maioria já possui uma intenção de compra.

Dependendo da concorrência do seu nicho, é possível fazer no primeiro dia sem investimentos em Marketing, e isso é uma grande vantagem competitiva.

Não é preciso espaço para estoque

Vender na Amazon FBA pode fazer você economizar com aluguel e espaço para armazenar o seu estoque.

É possível gerenciar o seu negócio de um pequeno escritório ou mesmo da sua casa.

E quanto maior for o seu volume de vendas, seria preciso contratar mais funcionários para separar e embalar os pedidos.

Utilizar este serviço permite não apenas economizar com aluguel, mas também evita os custos crescentes de acordo com o volume de venda.

Isto significa escalonar o seu negócio sem aumentar os seus custos diretos.

Inclusive, muitos vendedores utilizam a estratégia de enviar os produtos do fornecedor diretamente para o armazém da Amazon FBA.

Esta estratégia só é válida caso o seu fornecedor ou distribuidor possa preparar a embalagem de acordo com os requisitos do serviço.

Muitos fornecedores já estão acostumados com esta prática e sabem como identificar as embalagens de acordo.

Mercado internacional

Os serviços da Amazon FBA estão presentes em diversos países do mundo, como por exemplo: Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Itália, França, Espanha, Japão, China e Índia.

E uma vez que você utilizará os armazéns da Amazon para estocar o seu produto e ela se encarregará de toda logística de entrega, você pode vender na Amazon FBA USA ou em qualquer outro país disponível, mesmo morando no Brasil.

Você pode oferecer seu produto em diversos países diferentes, podendo aumentar o seu faturamento.

Vender na Amazon FBA é uma boa forma de expandir o seu negócio para outros países, muitos deles com economias maiores do que a do Brasil.

Multi-Channel Fulfillment (MCF)

O Multi-Channel Fulfillment (MCF) permite que você utilize os serviços da Amazon FBA para a entrega de vendas realizadas em outros canais de ecommerce, como por exemplo seu próprio site.

Então, se você já for um vendedor utilizando a Amazon FBA, seu estoque poderá atender tanto aos clientes da Amazon como de seus outros canais de venda.

A vantagem aqui é centralizar a operação em um único lugar,reduzindo seus custos fixos, mesmo em períodos de picos sazonais.

Com o Multi-Channel Fulfillment você pode simplificar a operação do seu negócio, unificar todo o seu estoque nos armazéns da Amazon FBA e utilizar os serviços de logística para a entrega de pedidos.

O Multi-Channel Fulfillment permite integrações com o Shopify, WooCommerce, 3dcart e Magento.

O MCF está disponível no Canadá, México, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Japão e Austrália.

Atendimento ao Cliente

Atendimento ao cliente é um ponto importante para qualquer negócio, e ter um sistema disponível 24/7 sem custos adicionais é primordial.

Os clientes poderão ter suporte através chat, telefone ou email, e você não precisará se preocupar mesmo em caso de devoluções do pedido.

Se o cliente desejar devolver o produto, a Amazon se encarregará de receber, inspecionar e devolver o dinheiro. Neste caso, podem ser cobradas taxas pela devolução.

Desvantagens do Amazon FBA

Vender na Amazon FBA tem diversas vantagens, porém nem tudo é mil maravilhas.

É preciso estar atento às desvantagens também, pois podem impactar na estratégia, margem de lucro e desempenho do seu negócio.

Alta Competição

A Amazon é um marketplace que atrai milhões de clientes diariamente, e com isto, a concorrência para vender na Amazon também será acirrada.

Vender na Amazon FBA te proporciona inúmeras vantagens, porém, dependendo do nicho e produto que você irá atuar, pode ter um concorrente de peso gigantesco. A própria Amazon.

Escolher o nicho e o produto certos, com pouca concorrência e ainda com grande volume de vendas é fundamental para o sucesso do negócio.

Uma dica importante é utilizar a ferramenta Jungle Scout, com ela você poderá verificar facilmente os produtos mais vendidos no seu nicho.

Logo Jungle Scout

Com o Jungle Scout você pode descobrir palavras-chave de alta procura na Amazon e baixa competição e encontrar produtos com grande potencial de lucro na Amazon.

Ele analisa a demanda, concorrência e qualidade do anúncio para prever o sucesso de uma palavra-chave na Amazon.

É possível também verificar se um produto é vendido pela Amazon (e assim evitá-lo), verificar o histórico de vendas, Ranking e Classificação de melhor vendedor.

Printscreen da tela do Jungle Scout

O Jungle Scout é uma ferramenta fundamental para qualquer um que quer ter sucesso vendendo na Amazon FBA.

Altas taxas

A Amazon FBA proporciona um serviço de qualidade e que pode eliminar vários custos e dores de cabeça do vendedor.

Porém, tudo isto tem um preço e pode não ser baixo. As taxas totais de um produto vendido podem ser mais de 40% do preço de venda.

Printscreen da tela da calculadora da Amazon

Sempre verifique as taxas que serão aplicadas e o seu potencial lucro com a calculadora da Amazon FBA.

Você pode consultar o seu próprio produto, ou até mesmo o produto de um concorrente, basta ter o número ASIN do produto.

Conclusão

Vender seus produtos na Amazon FBA pode valer a pena e ser muito lucrativo, pois você não precisará gastar tanto tempo com a logística de seus produtos.

É claro que vai depender muito do seu nicho e produto de atuação e da sua estratégia de venda também.

Mas vender na Amazon FBA é bastante simples, conforme o passo a passo que mostrei neste artigo:

  • 1. Inscreva-se na FBA;
  • 2. Cadastre seus produtos;
  • 3. Prepare seus produtos;
  • 4. Envie seus produtos para a Amazon FBA.

Neste artigo te mostrei também as principais vantagens de vender na Amazon FBA e como isso pode te ajudar a expandir o seu negócio.

  • Frete grátis para cliente Amazon Prime
  • Clientes Amazon Prime gastam mais
  • Visibilidade e Marketing
  • Não é preciso espaço para estoque
  • Expansão para o Mercado internacional

Vender na Amazon vale a pena, mas é um mercado muito competitivo e que exige muito foco e atenção aos detalhes do negócio.

Por isto vale a pena investir em um treinamento com aulas em vídeo, dicas e passo a passo explicativo, que te ensine como montar um negócio lucrativo na internet.

Você não precisa ter um produto, sem precisar investir, sem ter conhecimento prévio… usando apenas um celular ou computador.


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Você tem dúvidas sobre como vender na Amazon FBA? Deixe um comentário, ficarei feliz em ajudá-lo.

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Um forte abraço! 

E boa semana!