Lean Startup: O que é e como funciona


Como evitar desperdícios na criação de novos negócios e produtos.

Imagine o seguinte cenário: você teve a ideia para um novo produto, a solução definitiva para um problema recorrente e que certamente seria desejado por muitas pessoas.

Você realizou uma pesquisa de mercado e determinou a provável demanda para o produto. Elaborou um plano de negócios detalhado, escolheu os canais de vendas e selecionou fornecedores.

E não apenas isso, captou recursos, fechou contrato para fornecimento de matéria prima e embalagem, comprou equipamentos para produção, contratou uma equipe para produção e venda do produto.

Está tudo pronto, finalmente você possui um estoque inicial e está pronto para lançar o produto ao mercado.

Todo o plano de negócios foi executado dentro dos requisitos estabelecidos, atendendo ao prazo de lançamento do produto no mercado, critérios de qualidade e orçamento.

Não há como dar errado, correto? Errado, pois após o lançamento não houve interesse pelo produto.

Um plano executado perfeitamente, porém para o fracasso.

Situações como esta ainda são extremamente comuns no empreendedorismo; muitos recursos, tempo e dinheiro são desperdiçados para a criação de um novo produto que ninguém deseja. E a metodologia Lean Startup vem para mudar isto.

Neste artigo vamos ver:

  • O que é Lean Startup
  • Como funciona Lean Startup
  • Produto Mínimo Viável – MVP
  • Métricas de Vaidade
  • Pivô
  • Ciclo de feedback Construir-Medir-Aprender

O que é Lean Startup

O Lean Startup é uma metodologia utilizada por empreendedores para desenvolvimento de novos produtos, mercados e negócios, centrado em três pilares: a utilização de plataformas de código aberto e software livre, ou free/libre/open source software (FLOSS) em inglês, aplicação de metodologias ágeis para gerenciamento de projetos como o Extreme Programming (XP), Scrum e Kanban, as quais proporcionam grande redução de desperdício e ganhos na criatividade para desenvolvimento do produto; e Desenvolvimento de Clientes (Customer Development) para uma rápida iteração com o cliente para aprendizado sobre o produto.

O conceito de Lean Startup foi criado por Eric Ries, hoje um famoso e influente  empreendedor do Vale do Silício e autor, em 2008, utilizando como base seus conhecimentos e experiências em métodos ágeis para gerenciamento de projetos, lean manufacturing (manufatura enxuta) e Customer Development.

Uma outra grande influência para Eric Ries na criação de sua metodologia foi o livro The Four Steps to the Epiphany, de Steve Blank.

O termo Lean Startup foi primeiramente apresentado por Ries, em seu blog Startups Lessons Learned, em um post publicado em Setembro de 2008 intitulado “The Lean Startup”.

Inicialmente, a metodologia Lean Startup foi desenvolvida pensando-se na criação de softwares, área de atuação do seu criador Eric Ries, porém é perfeitamente aplicável a quaisquer outros segmentos.

Como funciona Lean Startup

O Lean Startup estabelece uma nova estratégia, em oposição ao tradicional modelo de plano de negócios, permitindo que as empresas aloquem recursos de forma mais eficiente e reduzam os desperdícios.

A metodologia lean startup é baseada nos conceitos de lean manufacturing ou manufatura enxuta, que considera como desperdício quaisquer gastos de recursos que não sejam destinados à geração de valor ao cliente.

Originalmente desenvolvida para aplicação à produção de bens de consumo, os conceitos da Lean manufacturing também podem ser utilizados na gestão do trabalho do conhecimento, como é o caso do Lean Startup.

Segundo Eric Ries, Startup é uma organização dedicada a criar algo novo sob condições extremamente incertas. Esta definição aplica-se desde ao pequeno empreendedor individual até mesmo às gigantes empresas de tecnologia.

Sua metodologia visa diminuir as incertezas e aumentar as chances de sucesso do empreendedor através do rápido feedback com o cliente durante o desenvolvimento do produto, com os menores recursos possíveis, sem a necessidade de grandes investimentos de capital, planos de negócios super detalhados ou mesmo um produto acabado e livre de falhas.

Vejamos agora os principais conceitos do Lean Startup.

Produto Mínimo Viável – MVP

O Produto Mínimo Viável ou MVP (Minimum Viable Product em inglês) é aquela versão do produto que permite que a equipe valide o máximo de informações a respeito do produto e seu possível cliente, com o menor esforço e recurso possível.

Você não necessita de um produto totalmente acabado, com todas as suas funcionalidades implementadas, livre de erros ou bugs para lançá-lo ao mercado e testar a sua aceitação.

Um protótipo, desenho do produto, uma apresentação ou até mesmo um teste realizado no Google Adword pode ser utilizado como o MVP para aprender algo sobre o cliente através de sua primeira iteração com o mercado. 

A ideia principal do MVP é testar o público-alvo e validar as premissas o quanto antes e com o menor investimento de recursos possível.

Cada vez que precisamos pivotar uma ideia, os recursos investidos até então são desperdiçados e um tempo precioso é perdido, principalmente se o timing para lançamento do produto for crítico ao seu desempenho no mercado.

Errar é uma etapa muito importante do processo de aprendizado, porém, errar no início é fundamental para um desenvolvimento de produto enxuto, principalmente para startups pequenas que carecem de investimentos iniciais.

Métricas de vaidade

As métricas de vaidade são todo tipo de número ou índice sem relevância para os objetivos do negócio, proporcionando apenas uma massagem ao ego e uma visão otimista e distorcida do negócio, podendo prejudicar a tomada de decisão.

Números de seguidores, likes, curtidas, downloads, pageviews e até mesmo taxa de rejeição ou número de compartilhamentos podem ser considerados como métricas de vaidade e desviar a atenção de índices realmente importantes como taxa de conversão ou CAC (Custo de Aquisição por Cliente).

Pivô

Um pivô, ou pivot em inglês, é uma mudança ou correção de curso do modelo de negócio ou desenvolvimento do produto. 

Ao realizar os testes do produto e premissas adotadas, o empreendedor terá novas informações a respeito de sua aceitação e assim aprenderá com os dados obtidos em teste.

Se as premissas não forem confirmadas e os resultados não forem satisfatórios, um Pivô poderá ser necessário, podendo ser uma pequena correção, para não perder o valor já agregado até o momento, ou mesmo uma mudança radical do modelo de negócio.

Ciclo de feedback Construir-Medir-Aprender

O ciclo de feedback Construir-Medir-Aprender, ou Build-Measure-Learn em inglês, é o ponto central da metodologia Lean Startup. Como o próprio nome sugere, o ciclo de feedback idealizado por Eric Ries é composto por 3 fases.

Na primeira fase, chamada de Construir, a empresa construirá o seu produto, preferencialmente um MVP. O desafio desta etapa é construir o MVP correto para obter as respostas que a empresa necessita.

De posse deste produto inicial, a empresa deve apresentá-lo aos clientes iniciar a  avaliação de sua aceitação, esta segunda fase é chamada de Medir. Neste momento será avaliado se o desenvolvimento do produto conduziu a empresa aos seus objetivos esperados.

A terceira fase, chamada de Aprender, é o momento que utilizará as métricas coletadas durante a segunda fase para confirmar ou elaborar novas premissas, continuar no curso de desenvolvimento do produto ou executar um Pivô.

Ao final, o ciclo de feedback Construir-Medir-Aprender é reiniciado e uma nova iteração com o cliente é realizada. Quanto mais rápido uma empresa ou equipe realizar este ciclo, maior será a sua eficiência e capacidade de aprender. Vale lembrar que este ciclo pode ser executado também em sentido inverso.

“O problema com o empreendedorismo é que muitas vezes trabalhamos muito, produzindo produtos de alta qualidade que ninguém deseja.”

Eric Ries

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O livro A Startup Enxuta de Eric Ries foi publicado originalmente em 2011, sendo traduzido para o português e lançado no Brasil no ano seguinte.

Este livro revolucionou a maneira como produtos são criados e logo se tornou uma verdadeira referência no empreendedorismo e no meio acadêmico. Sua metodologia já é ministrada em diversos cursos de MBA, Administração e Gestão de Empresas em todo o mundo.

Se você deseja empreender, ou mesmo se já é um empreendedor, o livro A Startup Enxuta conta com vários exemplos e casos reais de sucesso e insucesso de Eric Ries, que certamente vão ajudá-lo neste mundo de tantas incertezas e riscos que é o  empreendedorismo.

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