Todos aqueles que começam a estudar e a se dedicar a um novo tema, almejam transição de carreira ou então agregar novos conhecimentos, acabam se deparando com uma série de novos termos e jargões técnicos. E o mesmo ocorreu comigo quando me interessei pela Agilidade, onde há uma enorme gama de termos, conceitos e definições, e neste post vou explicar o que é Agilidade.
Agilidade é uma filosofia de gerenciamento centrada na resposta rápida a mudanças, equipes autogerenciáveis, melhoria contínua e adaptação em um ambiente de grande incerteza, sendo influenciada pelos conjuntos de valores e princípios do Manifesto Ágil.
Empresas dos mais diversos segmentos têm se beneficiado da aplicação da Agilidade em seus negócios, em especial as equipes de desenvolvimento de software e desenvolvimento de produtos.
Aquelas empresas que conseguem implementar a Agilidade corretamente criarão um ambiente de empoderamento e engajamento dos membros de suas equipes, os quais farão parte integrante do processo de decisão e inovação.
E uma vez que equipes ágeis são autogerenciáveis, os próprios membros da equipe determinarão a melhor maneira de como realizar o seu trabalho, através da tentativa, aprendizado com erros e da melhoria contínua de seus processos.
Manifesto Ágil
O Manifesto Ágil foi redigido por 17 desenvolvedores de software, incluindo os criadores do Scrum, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, e a sua publicação em 2001 marca o início da Agilidade, impactando profundamente o desenvolvimento de software até hoje.
Desde então diversas metodologias e frameworks surgiram inspirados nos 4 valores e 12 princípios que compõem o Manifesto Ágil, como por exemplo o Scrum, Kanban, Extreme Programming (XP), Lean, SAFe, Crystal, Dynamic Systems Development Method (DSDM) etc.
Embora o Manifesto Ágil tenha sido pensado visando melhores formas de trabalho para o desenvolvimento de software em oposição às práticas da Metodologia Waterfall, amplamente utilizada na época, seus valores e princípios também acabaram por inspirar metodologias ágeis que não possuem relação com o desenvolvimento de software ou TI, como por exemplo o AWP (Advanced Work Packaging).
Por que usar Agilidade
A aplicação da Agilidade é mais indicada em projetos ou em desenvolvimento de produtos quando o escopo não é bem definido desde o início, em problemas complexos, quando há indefinições quanto a tecnologia a ser utilizada, quando a solução é desconhecida e em cenários de grande incerteza.
Estas são situações onde fazer todo o planejamento e execução do projeto para só depois receber o feedback do cliente terá um enorme risco envolvido, gerando desperdícios com um planejamento que não será factível, ou ainda executando todo um trabalho para depois descobrir que não é o que o cliente deseja.
Equipes que trabalham com métodos ágeis farão um planejamento do projeto suficiente para gerar um pequeno incremento, o qual poderá ser validado com o cliente, e assim obter um feedback para direcionamento dos próximos passos do projeto.
Assim, através do trabalho colaborativo com o cliente e feedbacks mais rápidos e constantes é possível minimizar os riscos e perdas do projeto, pois a cada nova validação do incremento do projeto pode-se aprender mais com ele.
“Construir uma empresa ágil não significa acabar com a burocracia completamente.”
Steve Berez, Sarah. Elk & Darrel K. Rigby
Porém, os autores do livro Doing Agile Right, Steve Berez, Sarah. Elk & Darrel K. Rigby, afirmam que com a redução de burocracia proporcionada pela Agilidade, há uma tendência de menores oportunidades de promoção dentro da empresa.
Exemplo de Agilidade
O Spotify, empresa sueca de streaming de música fundada em 2006, é um exemplo de sucesso de aplicação da Agilidade desde o surgimento da companhia. Todo o modelo de negócios do Spotify é guiado pela Agilidade, não apenas o desenvolvimento de produto da empresa, mas também passando por áreas como marketing e gerenciamento geral da companhia.
O exemplo de Agilidade do Spotify aplicado em escala dentro da empresa ficou conhecido como o Modelo Spotify, e tornou-se referência no mercado em como lidar com múltiplos times de desenvolvimento de produtos dado o sucesso e repercussão do modelo.
Diversos outros casos de aplicação da Agilidade podem ser encontrados em empresas como Amazon, Google, SpaceX, Tesla, Apple, John Deere, entre outras. Percebe-se que não apenas empresas ligadas ao desenvolvimento de software e TI podem se aproveitar dos benefícios da Agilidade.
Qual a diferença entre Scrum e Agilidade
Podemos dizer que a grande diferença entre o Scrum e a Agilidade é que o Scrum é uma metodologia inspirada nos conceitos da Agilidade, com definições claras de regras, eventos, papéis e artefatos, enquanto que a Agilidade é uma filosofia de gerenciamento.
Embora diversas metodologias e frameworks, como o Scrum, SAFe, LeSS e XP, foram inspirados e criados a partir dos conceitos de Agilidade, não se pode considerar a Agilidade como uma metodologia, e sim como uma filosofia.
O Scrum é a Metodologia Ágil mais utilizada no mundo, e o seu principal guia, o Scrum Guide, define as regras e relações entre as cerimônias do Scrum, os papéis que compõem o Time Scrum e os artefatos.
Entretanto, a Agilidade não define técnicas, cerimônias, artefatos, tamanhos de equipes ou duração de sprints de trabalho. Os conceitos da Agilidade são pautados no trabalho colaborativo, feedback rápido com o cliente, equipes autogerenciáveis, inovação, melhoria contínua e adaptação a mudanças, ficando a cargo das equipes como realizarem o trabalho baseados nestes conceitos.
Conclusão
Neste post vimos o que é Agilidade, Manifesto Ágil, por que usar Agilidade, exemplo de Agilidade e qual a diferença entre Scrum e Agilidade, como por exemplo:
- Agilidade é uma filosofia centrada na resposta rápida a mudanças e inovação;
- A aplicação da Agilidade é mais indicada em problemas complexos e em cenários de grande incerteza;
- O Manifesto Ágil marca o surgimento da Agilidade;
- O Scrum é a Metodologia Ágil mais utilizada no mundo atualmente;
- A Agilidade não define técnicas, cerimônias, artefatos, tamanhos de equipes.
Atenção! Você quer se destacar no mercado com o método ágil mais utilizado?
Você já ouviu falar de Métodos Ágeis? Curioso para saber como o Scrum pode transformar sua carreira?
Descubra o que são Métodos Ágeis e o que diferencia o Scrum de outras abordagens. Explore os papéis do Scrum, o Manifesto Ágil e os princípios que sustentam a Agilidade.
Você sabia que Métodos Ágeis estão revolucionando a forma como as empresas trabalham? O Scrum é a chave para o sucesso nesse mundo. Descubra como você pode se beneficiar agora!
Aprofunde seu conhecimento em Scrum. Desde os princípios fundamentais até os papéis cruciais. Explore o Manifesto Ágil e seus valores, descobrindo como podem transformar seu modo de trabalho e sua carreira.
Esteja sempre preparado para conduzir projetos de forma eficiente com a Metodologia Ágil mais utilizada do mercado. Destaque-se em qualquer área de atuação.
Não perca mais tempo! Clique agora e comece sua jornada rumo ao sucesso profissional.
Descubra como o Scrum pode conduzir a mudança na sua Carreira Profissional.
Um grande abraço!
Até o próximo post!
Pingback: O que é Retrospectiva Scrum - Como Gerenciar