A maioria das pessoas pensam que Instagram é uma apenas rede social para compartilhar fotos e vídeos, mas será que é possível vender roupas no Instagram e ganhar dinheiro assim?
No post de hoje eu vou te mostrar 7 dicas valiosas para começar a vender roupas no Instagram e transformar isto em um negócio promissor e lucrativo.
Aqui vai uma dica extra: se você tem muitas roupas no seu armário, pode usar as dicas deste post para vendê-las no Instagram, como um verdadeiro brechó online.
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Como Vender Roupas no Instagram
Há diversos sites e plataformas disponíveis para você vender roupas pela Internet. Mas quais as vantagens de vender roupas pelo Instagram?
Primeiro, não é preciso criar uma conta em uma outra plataforma ou marketplace.
Criar os listings de venda em um marketplace geralmente é algo trabalhoso e detalhado, principalmente para roupas que possuem diversas variações de roupas e tamanhos.
Porém você pode apresentar o seu produto em uma simples postagem.
Você pode desenvolver um relacionamento mais pessoal com o seu público no Instagram, e assim gerar mais engajamento e conversão de vendas, algo que não é muito possível com os marketplaces.
É muito mais fácil manter uma conversa através do Instagram do que pelas plataformas dos marketplaces atuais como Mercado Livre e Amazon.
Outra vantagem é que você não precisará pagar pelas comissões destes marketplaces.
Como o Instagram é uma plataforma essencialmente visual (falarei sobre isto nos próximos tópicos deste post), torna-se uma mídia perfeita para a divulgação de roupas e itens de moda.
7 Dicas de Como Vender Roupas No Instagram
1. Defina um nicho para vender roupas no Instagram
Você já deve ter ouvido falar para não tentar abraçar o mundo todo pois você não vai conseguir.
Por isso é preciso definir um nicho antes de mais nada, principalmente antes de comprar mercadorias para o seu estoque. E muitas pessoas cometem este erro.
Nicho de mercado é um subconjunto ou parcela de um mercado maior, com as suas próprias necessidades, características e comportamentos.
Se você deseja vender roupas pela Internet, então o seu mercado é o da moda, porém o seu nicho pode ser moda fitness, moda praia, moda gestante, moda streetwear, moda plus size, moda sustentável, entre muitos outros.
Ao escolher um nicho de mercado, você pode focar as suas ações para as necessidades e anseios das pessoas que compõem este nicho.
Lembre-se que se uma pessoa resolver seguir o seu perfil no Instagram é porque ela deseja ver mais conteúdos de um certo tema.
Por isto é importante a definição de um nicho de mercado, caso contrário, você pode estar fornecendo conteúdos sobre algo que a pessoa não deseja.
Se você deseja começar um negócio com pouco investimento, a atuação em um nicho específico é fundamental para o sucesso e sobrevivência do negócio.
Pois você entenderá melhor o público do seu nicho, será capaz de compreender as necessidades e o modo de pensar, poderá descobrir oportunidades não atendidas, e assim, fornecer um melhor produto ou serviço ao público alvo.
2. Escolha um Fornecedor de Roupas
Agora que você já definiu o seu nicho de mercado e já sabe o que o seu público alvo deseja, o seu comportamento e necessidades, é o momento de escolher um fornecedor que atenda a estes requisitos.
Não escolha um fornecedor apenas pelo preço do produto.
Avalie também outros aspectos importantes como o prazo e forma de pagamento, prazo de entrega e qualidade dos produtos.
Outros pontos importantes são o nível de atendimento, embalagem, capacidade, limpeza e cultura.
Pesquise na internet por opiniões a respeito de clientes deste mesmo fornecedor, muitas vezes o próprio fornecedor pode te indicar o contato de alguns clientes.
Também é possível pesquisar por reclamações e processos judiciais que este fornecedor eventualmente possa ter.
Você não vai querer pagar adiantado por uma grande quantidade de roupa de um fornecedor que tenha diversos problemas com a entrega de mercadoria.
Sites como o Reclame Aqui e o Jus Brasil são ótimos para conhecer o histórico de uma empresa.
3. Capriche nas Fotos para Divulgação
O Instagram é uma rede social essencialmente visual e as fotos e vídeos das suas roupas são o principal ponto de atenção para atrair novos clientes.
Publicar boas fotos do seu produto será vital para atrair a atenção das pessoas, mas isso não significa que você precisa contratar um fotógrafo profissional.
Principalmente para quem está começando um negócio online e quer vender roupas no Instagram para ganhar dinheiro, contratar um fotógrafo é um custo não muito viável.
Neste tópico vou te mostrar algumas alternativas para ter boas fotos para divulgação de suas roupas.
A primeira dica é pedir fotos de divulgação para o seu fornecedor. É bem provável que ele tenha uma álbum de fotos com diversas fotos de seu catálogo e feitas de forma profissional, com modelos, cenários e fotógrafo profissional.
Antes de postar, solicite a autorização do fornecedor para isto. Muito provavelmente ele irá autorizar pois é de seu interesse também que você venda as roupas que ele forneceu.
Mesmo se não tiver equipamentos profissionais ou conhecimento técnico em fotografia é possível tirar fotos com qualidade suficiente para a divulgação dos seus produtos.
Neste caso será preciso utilizar a criatividade para melhorar a qualidade, porém a maioria dos celulares de hoje possuem uma câmera de qualidade pra isso.
Se você não tiver alguém disponível para ser modelo nas fotos, uma dica seria tirar fotos das roupas em cabides ou dispostas em cima da cama ou mesa.
Você pode conferir neste link algumas dicas de como tirar boas fotos em casa.
Vale a pena investir o seu tempo em aprender como tirar melhores fotos mesmo com poucos recursos, pois elas vão atrair mais pessoas para o perfil.
4. Crie um Calendário de Conteúdo
Você pode se beneficiar de diversas formas ao criar um calendário de conteúdos para postar no Instagram.
Ao criar um calendário de conteúdo, te permite planejar as postagens com antecedência e se preparar para explorar e criar campanhas para datas festivas, as quais são responsáveis por grande parte das vendas no mercado da moda.
Além disso, programar todas as postagens da semana ou do mês em um único dia te permite focar mais nos outros aspectos do negócio ao longo do mês.
Se você for tirar uma foto, editar, escrever o texto da post e fazer o post todo dia logo se tornará uma atividade maçante e repetitiva.
Não é preciso recorrer a nenhum outro aplicativo para programar as suas postagens no Instagram, pois ele já possui uma ferramenta própria para isso, o Facebook Business Suite.
Com o Facebook Business Suite é possível programar a mesma postagens para ser publicada tanto no Instagram quanto na sua página do Facebook, atingindo ambos os públicos.
5. Use Hashtags para Vender Roupas no Instagram
Se você quer que seu conteúdo seja descoberto no Instagram, o uso de Hashtags é super importante para isso.
Você quer que a foto ou reels da sua roupa atinja o maior número de pessoas interessadas e isto pode ser possível utilizando hashtags com alto tráfego.
Muitas pessoas seguem não apenas outros perfis mas também hashtags. Ou mesmo sua foto pode ser encontrada quando uma pessoa pesquisar por uma certa hashtag que você utilizou na sua postagem.
O próprio Instagram te informa o número de vezes que uma hashtag foi utilizada, porém há uma forma mais fácil de encontrar as hashtags mais utilizadas.
Hoje em dia há diversos apps e sites para encontrar as hashtags mais utilizadas para um certo tema ou nicho.
O sites Tags Finder e o Display Purposes, este último o meu favorito, são bons exemplos de sites para encontrar hashtags do Instagram.
Por exemplo, se você pesquisar nesses sites por #lojaonline, uma hashtag comumente relacionada por quem quer vender roupa no Instagram, terá como retorno a seguinte lista de hashtags:
No instagram é possível utilizar até 30 hashtags para cada postagem, mas se você utilizar entre 8 e 10 hashtags será suficiente para seu post ser encontrado por outras pessoas.
Não apenas copie e cole toda a lista, escolha aquelas hashtags que tem relação com o seu nicho.
Como Vender Roupas No Instagram: Dica Extra
Aqui vou te mostrar uma dica extra pra quem quer vender roupas no Instagram.
6. Descreva suas roupas com detalhes
Descrever em detalhes as roupas que você quer vender no Instagram é fundamental para a conversão de uma venda.
As fotos das roupas são o ponto inicial para atração do cliente, mas apenas uma boa foto não basta.
Lembre-se que o cliente não pode vestir a roupa para ter uma noção do tamanho ou mesmo tocar no tecido, logo será preciso uma descrição detalhada do produto.
Não fique apenas restrito a fornecer os tamanhos disponíveis como P, M ou G. Forneça também as principais medidas das roupas, como largura e altura das diferentes partes que a compõem.
Isso ajudará a pessoa a comparar com alguma roupa que ela tenha.
Você pode ir muito além disso. Descreva também o tipo de tecido e materiais da roupa, tipo de punho, manga e gola, modo de lavar etc.
Como Vender Roupas No Instagram: Dica Bônus
Acompanhe esta dica bônus de como vender roupas no Instagram.
7. Esteja sempre atualizado com novas tendências
Se você deseja trabalhar com o mercado de moda, acompanhar novas tendências será parte do seu dia a dia.
Não digo apenas para estar atento às novas tendências do seu nicho de mercado que você escolheu atuar, mas também às novas formas de divulgar o seu negócio na internet.
Eu vou te dar uma dica extra para você começar um negócio online e saber como divulgar o seu negócio na internet.
São diversas dicas em vídeo aulas e explicativos passo a passo, que realmente te ensinam como criar conteúdos envolventes e usar todos os recursos do Instagram para gerar vendas. Clique aqui para conhecer.
Você vai descobrir como criar um negócio online sem depender de anúncios pagos, como usar o Instagram para gerar vendas rápidas e como usar o Whatsapp para aumentar o envolvimento com seus clientes e gerar novas vendas.
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Conclusão
Espero que as 7 dicas de como vender roupas no Instagram que eu mostrei neste post tenha te inspirado e ajudado a criar um negócio online.
Tenha em mente que todo novo negócio quer tempo e dedicação para crescer e gerar resultados consistentes.
Você já vendeu roupas pelo Instagram ou algum outro marketplace? Deixe um comentário com as suas dicas e experiências.
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Isto vai ajudar o Blog Como Gerenciar a levar dicas de empreendedorismo a mais pessoas que desejam começar um negócio na internet.
Tem alguma dúvida? Deixe um comentário.
Até o próximo post!
Um grande abraço!
Giovanni – Blog Como Gerenciar